sexta-feira, 25 de setembro de 2020

 

Pandemia (ontem, hoje e amanhã): o papel da universidade no território,

Essa pandemia está aterrorizando a classe trabalhadora, muitos acreditam que poderiam ter se tomado por parte dos nossos gestores,preucações em relação a contaminação em massa da população. Existem exemplos de lockdown que diminuíram significativamente, o índice de contágio em determinados locais, porém o ‘representante do povo’ foi para as ruas, incitou aglomeraçoes,atentou contra a vida da população brasileira. Hoje estão tentando voltar aos poucos, a normalidade, a velha rotina sem ter muita certeza do que vai ser o futuro, um futuro cheio de incertezas, pois quando apreciamos um noticiário, as notícias e previsões são preocupantes. No pacato município de Arataca que possui cerca de 12 mil habitantes, o covid -19 foi controlado, com o isolamento social. O poder público contribuiu com o fechamento do comercio local, das igrejas, com a barreira sanitária, contratou agentes de combate ao covid-19 ,e executou o auxilio cidadão ajudando as famílias carentes com distribuição de cestas básicas, porém não poderia faltar a boa e velha politicagem de ano eleitoral. De acordo com o boletim epidemiológico do município de Arataca-Ba até  o dia 23 de setembro de 2020 foram 218 casos confirmados,192 altas por cura e 20 casos ativos a população segue se cuidando, porém com a abertura total do comércio. Para finalizar o texto quero citar aqui a importância da universidade no território, porque com mais ferramentas de pesquisa na região, podemos avançar em vários setores econõmicos,principalmente na produção do cacau, que é o carro chefe da região sul.

 

 

 

 

 

 

Referencias:

 Prefeitura Municipal de Arataca e sec. Municipal de saúde de Arataca.

 

Pandemias.

            Falar sobre um tema,(isso nem é tema é uma catástrofe) como a pandemia, é um tanto quanto complexo, tendo em vista que não só o país mais o mundo inteiro vem enfrentando nesses meses de luta e sofrimento para milhares de famílias que perderam seus entes queridos, milhares de pessoas que ficaram desempregadas, milhares de cidadãos que não puderam ganhar o pão de cada dia, pois trabalhavam nas ruas, de ambulantes,camelôs,artistas, a tia do café, o tiozinho que vende balas dentre outros trabalhadores que perderam as condições mínimas de sobrevivência para essa maldita doença que é o covid 19.O presidente disse que era só uma gripe, ele esqueceu de avisar que essa gripezinha  afetaria a população de tal maneira que sairíamos da pobreza para extrema miséria num piscar de olhos lacrimejantes, pois o que nos resta é chorar e lamentar. Porém a pergunta que não quer calar, é como será o mundo pós pandemia? Como ficará a população Brasileira? Antes do fim da pandemia já não se consegue nem comprar os alimentos básicos da mesa dos brasileiros o arroz e o feijão, por que de carne nem se fala mais, o resultado dessa pandemia é que os ricos estão ficando mais ricos e os pobres estão ficando mais pobres, dura realidade, outro dia parando pra pensar em tudo o que está acontecendo me deparei em um momento de agradecimentos pois resido numa área rural, com uma imensidão de alternativas advindas da terra e quem tem um teto para morar sem pagar aluguel, deve ser grato, por que a vida nas grandes cidades não está nada fácil, para a classe trabalhadora e infelizmente tende a piorar.

 

Parcerias

As parcerias entre as Universidades e comunidades possuem vários benefícios educacionais, pois são construídas as  relações entre universidade e  comunidade, proporcionado aos discentes  ampliar seus conhecimentos através da pesquisa. Porém deve existir uma relação de troca. Utilizando como referência a minha comunidade ( projeto de assentamento Terra Vista, localizado no município de Arataca) muitos são os estudantes que vem fazer suas pesquisas, das mais diversas áreas, são recebidos pelos moradores, acolhidos nas residências com todo carinho e atenção. OS assentados ficam felizes em realizar esta vivência, porém o retorno é um monte de papel encadernado(com todo respeito aos trabalhos)  1 exemplar ou 2 no máximo para ficar empoeirado na prateleira da biblioteca da comunidade, não existe um beneficio real para a comunidade, sua história é utilizada, contada por terceiros e fim. Acredito que  as universidades publicas poderiam contribuir com as comunidades na ampliação dos projetos que já estão em desenvolvimento ,criação de novos projetos de apoio as famílias carentes, projetos principalmente nas áreas da saúde e da educação, pois são duas grandes áreas, de grande precariedade, tanto nas periferias da cidade, quanto na zona rural parece que os gestores se esqueceram desse povo que mais precisa e mais sofrem por precisarem, sabendo que existem recursos que se fossem administrados corretamente, sem corrupção, a população desfrutaria pelo menos dos seus direitos básicos, porém isso está muito longe de acontecer em muitas realidades brasileiras, precisamos contar com a ajuda das universidades para juntamente com a comunidade buscar formas de melhorar o desenvolvimento da região.

 

 


quinta-feira, 24 de setembro de 2020

 

Crise e impactos.

A terceira Lei de Newton afirma que para toda ação existe uma reação, então a crise ambiental nada mais é que a resposta da mãe natureza as ações dos seres humanos contra o meio ambiente. É de suma importância trabalhar a educação ambiental nas escolas para que o inicio dessa missão que é lutar pela preservação da natureza as futuras gerações possam dar continuidade. Com a destruição do meio ambiente os Principais gargalos enfretados serão a falta de água, que já ocorre em vários cantos do país, aumento dos preços dos alimentos básicos, aumento da temperatura global, elevação dos níveis do oceano Além da disseminação de doenças como a malária, esquistossomose e febre amarela e milhares de outros impactos. Se pararmos para observar tudo isto já está acontecendo, então precisamos harmonizar a relação com a mãe natureza ,por que agora é questão de sobrevivencia,para que não ocorra a extinção da espécie humana, Temos que tomar medidas ,nos reeducarmos; por exemplo reduzir o consumo de carne bovina, evitar o consumo(uso) de copos,pratos,canudos descartáveis e etc. Deve-se tomar algumas medidas para frear essa crise ,que seria o Controle de natalidade, projetos de reciclagem, recuperação de matas ciliares além de várias outras. Um dos cuidados que deve-se ter é com o descarte do lixo, pois é um dos maiores responsáveis pela degradação ambiental, Pois o consumismo desenfreado contribuem de forma direta para a produção de lixo e consequentemente com o seu descarte de forma errada. Vamos preservar para frear essa crise pois quem sofre mais é a população carente.

 

 

A desigualdade

A vida sofrida de milhares de brasileiros, mostra a face da desigualdade social vivenciada por muitos e intendida por poucos. As causas das desigualdades sociais são diversas, porém podemos mapear e listar algumas mais evidentes, ou seja: a má distribuição de renda, a má administração dos recursos públicos, A falta de investimento nas áreas sociais, culturais, saúde e educação, falta de oportunidades de emprego e por fim a corrupção. Os pobres são as pessoas que movimentam o país, que fazem o trabalho braçal que muitos não aguentariam faze-lo por 10 minutos se quer, mesmo assim são desvalorizados, sofrem preconceitos, passam fome e não é só fome de alimentos, é uma fome que não tem fim. Somos mal vistos por não termos uma roupa de marca famosa, marginalizados por ter nascido num país tropical, mais principalmente pelo tom da pele. As escolas publicas que recebem menos recursos devido a sua localidade e demanda, tem o ensino ofertado de forma precária, sem qualidade, não objetivam formar cidadãos para além dos muros, em maior numero são as escolas do campo, pois nelas faltam a merenda escolar que muitas das vezes são a principal refeição diária do aluno, a desvalorização do campo é tamanha. Ainda existem nas escolas professores sem a devida formação atuando em salas multisseriadas, porém é necessário que os gestores que atuam no nosso país tenha um olhar humanitário e criem políticas públicas que favoreçam a população carente, para que possam ter uma vida digna onde o direito a saúde e educação de qualidade sejam assegurados e seja de forma igualitária para todos.

 

O que é Cibercultura?

  A cibercultura é a ampliação das possibilidades de leitura e escrita, na qual podemos buscar informações em várias fontes distintas podend...