domingo, 9 de maio de 2021

Resumo do Documentário Educadores Brasileiros: Anísio Teixeira (min. 30/45).

 


Ano de 1950 ficou lembrado por importantes  acontecimentos que marcaram a educação brasileira:

 O surgimento de novas concepções de educação, no qual Anísio Teixeira acreditava e defendia uma educação laica, na qual a igreja deixava de ser responsável pela educação e essa responsabilidade era transferida para o Estado e isso ocasionou várias tensões e uma delas foi o Manifesto dos bispos, que pediam pelo afastamento de  Anísio Teixeira da direção do INEP (Instituto nacional de Estudos Pedagógicos). Nesse mesmo período Anísio Teixeira Publicou dois livros: Educação não é privilégio e Educação e a crise brasileira.

Anísio Teixeira juntamente com Darcy Ribeiro idealizaram a UNB (Universidade de Brasília) inaugurada em 1961 no governo de João Goulart. A Universidade foi criada com aspectos revolucionários, com uma nova visão em relação a educação.no ano de 1963 Anísio se torna Reitor da Universidade e foi ao Estados Unidos para receber um prêmio da Universidade de Colúmbia.

No golpe de 64 vivenciou a tomada das universidades, onde a ditadura militar atropelou as mudanças no sistema de ensino, foi exilado nos Estados Unidos, se tornando professor visitante de algumas Universidades com todo seu prestígio reconhecido fora do País.

No retorno ao Brasil foi consultor da fundação Getúlio Vargas e se dedicou a literatura organizando coletâneas e reeditando alguns de seus trabalhos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Referencias :

 

https://www.youtube.com/watch?v=ls-FoXhfM_Y&t=2145s

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é Cibercultura?

  A cibercultura é a ampliação das possibilidades de leitura e escrita, na qual podemos buscar informações em várias fontes distintas podend...