quarta-feira, 21 de abril de 2021

Pedagogia da Autonomia (primeiras palavras).

 



Nas primeiras palavras do livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, o autor expõe o tema central que é a questão da formação dos professores, equiparado com a reflexão sobre a prática educativo-progressiva em favor da autonomia do ser dos educandos. Paulo Freire faz um pedido ao leitor, que este faça uma leitura critica para que possa compreender a mensagem do livro e ao mesmo tempo contribuir com a construção.

O autor esclarece que neste livro ele trata de temáticas já utilizadas por ele em outros trabalhos ao longo dos anos e isso demonstra que a obra é uma construção contínua.

Dando seguimento ele diz que “ formar é muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de destrezas” esse educando deve se tornar o protagonista de seu percurso sendo um curioso investigador, com uma visão critica e epistemológica.

Paulo freire expõe a sua indignação com as desigualdades sociais e demonstra o seu apoio aos mais carentes. um trecho que é necessário destacar é o qual Paulo Freire indaga sobre a ética universal do ser humano, o autor faz aos professores/formadores o chamado para essa grande responsabilidade, que é a de formar seres humanizados, dotados de ética e moral, que se coloquem no lugar do outro sem julgar e condenar a conduta alheia. A melhor forma de se tornar uma pessoa com tal qualidade é vivenciando e colocando em prática, de maneira que outras pessoas também se comovam e se adeque a tal forma de vida. Nunca deve-se usar de suas dores e rancores para apontar o outro de forma negativa e mentirosa.

domingo, 4 de abril de 2021

O Nome da Rosa.

 

O filme se passa num mosteiro, no qual acontece algumas mortes. Tendo como protagonistas um frade e seu noviço que vão investigar as mortes as quais acredita-se que estão sendo causadas por forças malignas, porém quando começam as investigações logo se dão conta da relação das mortes com a biblioteca do mosteiro. O inquisidor acredita numa verdade absoluta na qual a magia negra está relacionada diretamente com as mortes e utiliza do seu cargo para julgar e aplicar pena de morte sem investigação prévia. O filme o nome da rosa retrata uma educação na base da subserviência onde o mestre é o detentor do saber e tenta a todo custa esconder o conhecimento dos demais, acredito que por medo da revolução, tendo em vista que o conhecimento liberta.


referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Nome_da_Rosa

Os sete preconceitos sobre a Educação superior.

 

1 - A educação superior deve ser para uma elite e não para as minorias.
2 - A educação superior diminui a qualidade conforme se divide com um maior numero de gente.
3 - Só uma proporção mínima é apta para a educação superior.
4 - Para a educação superior se devem selecionar os mais aptos.
5 - não se deve proporcionar educação superior além das possibilidades de emprego.
6 - O estado já está gastando demasiado em educação superior. A educação superior não deve ser gratuita ou semigratuita.
7 - Não se deve querer que todos sejam profissionais, Seria horrível um mundo sem operários.


É muito difícil comentar sobre estes preconceitos, pois esses sete tópicos demonstram em que sociedade vivemos, porém seguimos em luta para conquistar, para retomar e para ocupar o nosso espaço no meio acadêmico, na esperança de uma formação de qualidade e que assim, sejamos inseridos no mercado de trabalho.


REFERÊNCIAS:

DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n2p131
Revista GUAL, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 131-153, maio 2016

O que é Cibercultura?

  A cibercultura é a ampliação das possibilidades de leitura e escrita, na qual podemos buscar informações em várias fontes distintas podend...